top of page

Alerta Epidemiológico



A Secretaria Estadual de Saúde do estado do Pará- SESPA, por meio do sistema de informação detectou aumento no registro de casos de doença meningocócica - DM no mês de janeiro de 2024, na região metropolitana I (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara).


Até a semana epidemiológica nº 05, foram notificados 13 casos suspeitos de DM, sendo 09 (69%) confirmados, e 04 estão aguardando confirmação laboratorial. No mesmo período foram confirmados 02 óbitos residentes no município de Belém e Ananindeua e 02 estão aguardando resultado. Dos 09 casos confirmados, 04 (44%) casos foram do sorogrupo B e 05 casos aguardam confirmação do sorogrupo. Vale ressaltar que no mesmo período do ano passado, não houve registro de casos e óbitos confirmados de DM no estado do Pará.


Mediante este cenário, faz-se necessário que os profissionais de saúde estejam sensíveis a identificação precoce, notificação e investigação dos casos suspeitos da doença, tratamento e manejo adequado e oportuno dos casos.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page