top of page

CRBM-4 inaugura seccional em Manaus e amplia força da Biomedicina na Amazônia

  • Foto do escritor: crbm4midia
    crbm4midia
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

Manaus (AM) – Em uma cerimônia marcada por emoção, representatividade e avanços institucionais, o Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região (CRBM-4) inaugurou, no dia 16 de maio, sua nova seccional no Estado do Amazonas. Localizada em Manaus, a unidade reforça a presença estratégica da Biomedicina na Região Norte e simboliza um importante passo rumo à descentralização e ao fortalecimento da profissão em todo o território amazônico.


A nova seccional se soma à sede, em Belém (PA), e à seccional de Porto Velho (RO) e representa um marco na consolidação da atuação do CRBM-4. Mais do que uma expansão física, o gesto reafirma o compromisso com o atendimento ágil, próximo e sintonizado com as demandas dos profissionais da região.

“É um momento de muita felicidade. O CRBM-4 está chegando aos 40 anos de existência, com muita luta e dedicação para fazer a Biomedicina crescer na região amazônica”, destacou o presidente do Conselho, Márcio Ferreira, durante o evento.


Descentralização como caminho para valorização

Com mais de três décadas de trajetória, o CRBM-4 tem investido fortemente em um modelo de gestão que descentraliza as ações administrativas e aproxima o Conselho dos biomédicos. Nesse contexto, a escolha de Manaus foi estratégica: o Amazonas já é o segundo estado com maior número de biomédicos da região, ficando atrás apenas do Pará.

“Nada mais justo e legítimo do que termos uma seccional no Estado do Amazonas, onde a maior parte dos profissionais está concentrada em Manaus. Essa unidade representa agilidade nos serviços, dignidade e reconhecimento aos biomédicos locais”, completou Márcio Ferreira.


Lideranças nacionais prestigiam o momento

A solenidade reuniu grandes nomes da Biomedicina nacional, reafirmando o prestígio do momento. O presidente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Dr. Edgar Garcez Junior, destacou o impacto positivo da nova unidade para o avanço das políticas de descentralização e o fortalecimento regional da categoria. Em suas palavras, "fazer essa unidade aqui em Manaus funcionar vai trazer uma dinâmica totalmente diferente para o Estado. Estar próximo dos políticos, das lideranças, das decisões, isso muda o jogo. São vocês, arraigados ao seu território, que vão fazer a Biomedicina brilhar cada vez mais".


Ele reforçou que quando as políticas descentralizadas funcionam, todos os regionais crescem juntos. Concluiu com uma mensagem de motivação e resiliência: "Não precisamos olhar mais para os erros do passado. Vamos olhar para frente com certeza. É hora de brilhar — e brilhar com felicidade", finaliza Garcez.


O CRBM-4 ainda registrou com gratidão a presença da diretora administrativa do CFBM, Dra. Débora Tiitus Marchi, o vice-presidente do CRBM-2, Dr. André Filipe Vieira Pereira da Silva, e o primeiro tesoureiro da mesma instituição, Dr. Fábio André Ramos Couceiro, o presidente do CRBM-3, Dr. Renato Pedreiro Miguel e do delegado do CRBM-6, Dr. Thiago Nascimento, reforçando o apoio inter-regional ao fortalecimento da Biomedicina no Norte do país.


Todos os convidados foram recebidos pela diretoria do CRBM-4, no qual estiveram presentes, além do presidente, Dr. Márcio Ferreira, o vice-presidente Dr. Leonardo Kepler, o 1º Secretário, Dr. Edvaldo Loureiro, a 2ª Secretária, Dra. Andréa Lobão, a 1ª Tesoureira, Dra. Nelma Assis, o 2º Tesoureiro, Dr. Luiz Santana, os Conselheiros, Dr. André Manfrini, Dra. Fernanda Lott, Dra. Juliana Frezza, Dra. Tatiane Amabile, Dra. Maria Glaucia de Lima e de seus delegados representantes da região do Amazonas, Dra. Alita Mussa e Dr. Pedro Rauel Domingos, além de todos os convidados e profissionais que prestigiaram esse momento marcante.


A presidente do Sindicato dos Biomédicos do Amazonas, Risoneide Marques Campos, representando o campo sindical, esteve presente acompanhada por Bruna Carvalho e Vanessa Pinheiro, membros do Sindicato, que reforçou a importância do diálogo entre o Conselho e as entidades de classe, em defesa dos direitos e da valorização dos profissionais. A esfera acadêmica também marcou presença, com a participação dos coordenadores e professores dos principais cursos de Biomedicina da capital amazonense. Entre eles e Profa. Gabrielle Sales de Medeiros (Uninorte) e Profa. Nathallya Castro Monteiro Alves (Faculdade Matias Machline), Jessica Brandão (Nilton Lins), e de outras Instituições de ensino, como, Michele Sanches (UFAM), Leandro Pontes, Carlos Cardoso e Wellingthon Gama (FAMETRO), André Rigato (Biocursos), Marco Oliveira, Rhamile Muniz, Thayana Passos e Ramija Teixeira (EDUCAD), reforçando a integração entre formação, ética e exercício profissional, além da presença da RT do Laboratório de Biotecnologia e Leishmaniose, Dra. Thielle dos Santos (FUAM).


Com a nova seccional em pleno funcionamento, o CRBM-4 reafirma seu papel como agente ativo na construção de uma Biomedicina mais acessível, moderna e regionalmente integrada. A presença física do Conselho em Manaus não apenas amplia sua atuação territorial, mas simboliza um olhar atento às especificidades da Região Norte, promovendo conexões mais humanas, eficientes e transformadoras. Esse é um marco que reforça o passado de conquistas, celebra o presente de união e aponta com confiança para um futuro ainda mais promissor para todos os biomédicos amazônidas.



 
 
logo crbm4

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4ª REGIÃO

ACRE | AMAPÁ | AMAZONAS | PARÁ | RONDÔNIA | RORAIMA 

brasão da república federativa

Todos os direitos reservados | Privacidade, cookies e tratamento de dados. Mais informações

bottom of page